segunda-feira, 28 de setembro de 2009

J'ai le TRAC

Jà faz quase um ano desde que fui apresentada à expressão “avoir le trac” (ter o “trac”) numa dessas aulas de civilização francesa. E somente agora dei de cara com ela de volta!

Naquela época eu ainda carregava meu dicionario português-francês pra tudo que é lado e tinha achado esse tal de “avoir le trac” a coisa mais fofinha da criação humana, mas não encontrei expressão correspondente em português. Oras, o “trac” é aquilo que nos aparece ante situações desconhecidas e geradoras de insegurança, como falar em publico ou véspera de prova.

Avoir le trac” é bastante proximo de “avoir des papillons dans le ventre”, cuja tradução seria « ter borboletas na barriga » e que equivale, por sua vez, ao nosso famoso “frio na barriga”.

Seja frio, borboletas ou trac, o que eu ando sentindo desde as ultimas 72h me tranforma numa pilha de nervos. Gente, 72h de trac NAO é brincadeira! Tem gente que em momentos de ansiedade extrema fuma milhões de carteiras de cigarro. Pois eu como, do verbo comer, e nessas ultimas 72h devo ter ingerido todas as calorias queimadas na semana passada. Sim! “Avoir le trac” é uma droga! Façamos uma greve!

Passemos aos fatos: amanhã serà um dia ultra decisivo para os meus proximos 3 anos aqui na França. É a minha “pré-rentrée”!, o que não significa exatamente "pré-re-entrada", senão um "pré" inicio das aulas. Aulas. A-U-L-A-S. Dessa vez não mais um curso de francês, mas aulas numa UNIVERSIDADE! Aulas de verdade! A razão da minha vinda até a França! O motivo pelo qual estou aqui hà mais de 1 ano e 2 meses! A idéia que germinou làaaa no auge da minha pré-adolescencia e pela qual espero desde então! A passagem transformdora de "desocupada na vida" para "estudante universitaria"!!!! E eis que amanhã - e amanhã finalmente -, tudo isso estarà là, presente, sentado comigo no banco de um anfiteatro, rodeado de centenas de outros alunos, de professoes, diretores, tutores, e outros e outros –ores que s’o de imaginar o trac jà vem de volta. Grrr! Maldito Trac!

Mas bendita pré-rentrée. E que o Senhor me acuda nas proximas 10h!

5 comentários:

  1. POSSO CHORAR? CHOREI, POIS SEI QUE EMBORA ESSE TAL DE "TRAC", TIRASTES A NOTA MÁXIMA"6" NA TAL DE PROVA, NOJENTA!TE AMO, TE ADORO, MAS CASAR CONTIGO NÃO POSSO!BJS. DA SUZANA.

    ResponderExcluir
  2. Muito divertido teu blog Fernanda. Fico feliz porque voltas a escrever, e com muita espontaneidade. Gostei. Vou ficar acompanhando os próximos. Párabens. Beijos.
    Raúl

    ResponderExcluir
  3. Me encantó!!! Super natural!!! Yo también viví esa experiencia de "TRAC" en varias oportunidades. Pero, lo más bonito es cuando alcanzamos nuestro objetivo y lo aprovechamos en lo máximo... Estoy contigo.. mi linda!!! Tu tía Pía.

    ResponderExcluir
  4. Fer, adorei o blog! Que delícia de leitura! Parabéns e continua escrevendo! Beijos! Mari

    ResponderExcluir
  5. Fico orgulhosa por ti, escreves muito bem e gostoso. Vou ser tua leitora assídua. Soube que tiraste a nota máxima. Parabens! Que bom começo... Se com "trac" foste o máximo, imagina quando tiveres domínio total dele. Vais arrebentar ai na Parri de pura beleza!Bj!Tia Dulica

    ResponderExcluir